Oct 10, 2008

Ilusão?


"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência. Há inteligências inconscientes - brilhos do espírito, correntes do entendimento, mistérios e filosofias...

O cansaço de todas as ilusões e de tudo que há nas ilusões - a perda delas, a inutilidade de as ter, o antecansaço de ter que as ter para perdê-las, a mágoa de as ter tido, a vergonha intelectual de as ter tido sabendo que teriam tal fim."
Bernardo Soares

4 comments:

Unknown said...

"(...) a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser."
Miguel Esteves Cardoso

Beijos,

Someone said...

Viver na ilusão é sempre mais fácil, a realidade é virtual, tapa os olhos àquilo que não desejamos mas a felicidade é fruto da inexistência.
Procuro sonhar por aquilo que existe em vez de iludir-me para não sentir o real.

Beijos.

Unknown said...

Sim, a ilusão é mais fácil. Mas a realidade é real. Viver a (e não na) ilusão não nos impede de viver o real, não são mutuamente exlusivos, antes pelo contrário.

Someone said...

A realidade é aquilo que se quer quando se vive a (na) ilusão. Pode corresponder ou não ao real, depende do estado de loucura...mas sabe muito bem quando o nível de loucura é alto, afasta-nos da racionalidade e da normalidade e tudo o que acabe em idade. Mas quanto mais alto se vai maior é a queda (nunca pensamos na queda, pois somos seres que pretendem aproveitar o que o sonho, a ilusão, o momento nos dá, quando se está bem, para quê racionalizar?).
A defesa da ilusão ou não, eis o eterno dilema humano. Será? (para mim parece que sim)