Nov 28, 2008

Personalidades múltiplas

Depois de alguns anos por este mundo, por vezes medíocre, por vezes agradável, com alguma, ligeira, relativa experiência sobre o certo e o errado, sobre valores e ideais, cheguei a uma brilhante conclusão: todos nós temos múltiplas personalidades.
Eu explico, de acordo com as minhas análises visuais, sensitivas, tactuais e sei lá mais, aprendi que para manter a sanidade mental (duas palavras que em conjunto podem significar diversas coisas, mas não significam de certo, o conceito terrível, de NORMALIDADE), temos de adoptar diversos escapes para fazer face à normal rotina que a vida nos oferece. Os nossos gostos musicais, culturais e até mesmo sexuais podem ser sempre os mesmos mas a forma como lidamos com os outros depende muito daquilo que esperamos do outro, daquilo que o outro nos deixa controlar, dos limites que o outro nos oferece.
Dizem que a bipolaridade é "uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperactividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber ideias e realizar, e ansiedade ou tristeza". Mas quem é que nunca teve um momento de elevada hiperactividade, com uma criatividade fantástica, e logo de seguida momentos de depressão? Se calhar, porque chegou à conclusão que as ideias fantásticas não eram assim tão boas, ou porque procura alcançar sonhos e nem sempre os consegue alcançar...Whatever, o que quero dizer, é que talvez todo o ser humano que procura viver intensamente a vida e tudo aquilo que ela nos dá, estará mais susceptível a momentos de euforia, momentos de ansiedade ou de tristeza. Mas tudo isso faz parte da vida, quem não passa por elas é porque tem medo de viver. Não?

2 comments:

Unknown said...

Há dias em que questiono a minha sanidade mental para não perder o meu contacto com a realidade. Quem não o faz esquece-se de quão frágil é a existência.
Somos sãos, é o mundo um lugar saudável, ou somos todos tão ignorantes em relação ao que nos rodeia e, de tão loucos, perpetuamos um mundo doente?

Someone said...

Personalidade no modo Damien...é precisamente isso mesmo que procuro fazer, questionar a minha existência, a minha pessoa, a minha sanidade mental, para não perder a noção do tempo que passa (realidade). Não me parece que quem questiona a sua sanidade mental seja ignorante, muito pelo contrario.
Vivemos num mundo doente, mas pela falta de valores e de ideais, não me parece que seja pelas doses de loucura. Não é ela que torna a vida menos "formal" e mais apetecível?