Sep 18, 2008

Devaneios Reveladores

"Na verdade, se nos fosse dado penetrar com os olhos da carne na consciência dos outros, julgaríamos com mais segurança um homem pelo que devaneia do que pelo que pensa. O pensamento é dominado pela vontade, o devaneio não. O devaneio, que é absolutamente espontâneo, toma e conserva, mesmo no gigantesco e no ideal, a figura do nosso espírito. Não há coisa que mais directa e profundamente saia da nossa alma do que as nossas aspirações irreflectidas e desmesuradas para os esplendores do destino. Nestas aspirações é que se pode descobrir o verdadeiro carácter de cada homem, melhor do que nas ideias compostas, coordenadas e discutidas. As nossas quimeras são o que melhor nos parece. Cada qual devaneia o incógnito e o impossível, conforme a sua natureza."


Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'

5 comments:

Unknown said...

O Sr. Boavida (curioso paradoxo) pensa que eu o estava a ouvir, mas eu estou sentado na lua e estou a caminhar no ar. A galopar num dinosauro e a trepar na porta. Eu estou a voar com um pato no céu.

Beijos,

Someone said...

Ora bem...devaneios sob efeito de coisas giras e com cheirinho a campo? ou talvez devaneios reveladores de uma mente agitada, que se refugia no imaginário para controlar o real?

beijos

Someone said...

e acho que não importa de onde eles vêm...sou da opinião que os devaneios são uma verdadeira forma de libertação!Inventar, imaginar, criar o que nos apetece!

Unknown said...

Devaneios ao natural, sem recurso a alucinogénios ou ervas aromáticas. Just let go. Libertar a mente nem sempre é uma fuga ou real.

A propósito, o que é o real? Podendo ser controlada, continua a ser realidade?

Someone said...

Controlo a minha realidade, crio a minha realidade para seguir em frente com a realidade do outro. O real, precepção que temos sobre determinada coisa?
Tantas são as vezes que não somos capazes de distinguir o real do imaginário...ai não controlamos nada...ou talvez sim, nada é rígido, tudo pode ser aquilo que quisermos.